LiteraCEI 2018

Escrever é redescobrir o mundo

 

A importância do ensino lúdico para a educação infantil está relacionada à forma como observamos e percebemos o mundo em que vivemos e os seus aspectos sociais e naturais. Pois, é através da brincadeira, que as crianças começam a observar a sua realidade, a sua cultura e o seu meio-ambiente.

A criança é um ser social e, por isso, é fundamental apresentar o mundo como parte integrante da sua vida e do seu cotidiano.

Escrever é uma das maneiras de construção do pensamento humano. É através da escrita que podemos repensar e reconstruir a realidade. Assim, devemos permitir que as crianças expressem de forma livre a sua imaginação, sentimentos e as suas variadas formas de ver o mundo, através do papel.

Com isso, o projeto LITERACEI, do Centro Educacional da Infância, propõe integrar aprendizagem e produção textual com diversão. Pois como sabemos, as crianças dispõem de extrema curiosidade e inquietação, sendo este projeto indispensável para potencializar a sua formação criativa. Porque escrever também é uma forma de redescobrir o mundo!

(Profª. Suzana F. Patrocinio)

 

Confira a entrevista completa da Cláudia Rodrigues:

Entevista com Cláudia Rodrigues