Proposta Pedagógica

 

Adotamos como proposta pedagógica a Filosofia Progressista na Educação de nossos alunos.

A prática progressista consiste na certeza de que há uma interdependência entre o professor e o aluno, ambos fazendo o dia a dia.  O aluno, na Concepção Progressista, vai sendo diariamente questionado.  A Educação Progressista faz com que o aluno construa de forma dinâmica e criativa, tendo disciplina e clareza das metas a serem atingidas. Essa é a essência da Concepção Progressista e a prática dela é fazer com que a ação e formalização de habilidades e conhecimentos caminhem sempre juntas.

Nosso objetivo é realizar a eficácia potencial da educação como uma agência construtiva para o aperfeiçoamento da sociedade, desde pensar que ela represente não só desenvolvimento das crianças e dos jovens, mas também do futuro da sociedade de que eles serão componentes, priorizando eixos norteadores da escola cidadã: a interação entre educação e cultura, escola e comunidade, a democratização das relações de poder dentro da escola, visão interdisciplinar e transdisciplinar e a formação permanente dos educadores.

 Nossa escola acredita no trabalho com projetos, pois eles estimulam, levam o aluno a observar mais detalhadamente, o professor media a todo instante, e com isso são criadas situações para uma verdadeira aprendizagem significativa. Fazer o aluno pensar, viabilizando um modo interessante de aprender, é a melhor forma de ensinar.

 DSCN7723  EI 2
Um bom exemplo de nossa proposta: para aprender linha aberta e linha fechada, alunos vivenciam
este conceito da Matemática na quadra.